BIOGRAFIA


FLÁVIO LEANDRO iniciou a sua carreira cinematográfica em 1977 como Boy de Set do filme A Dama do Lotação, de Neville DAlmeida. Desde então, já participou em mais de quarenta filmes, nacionais e internacionais, como assistente de produção, assistente de direção e diretor de produção. Ao longo de 30 anos de carreira trabalhou com os principais cineastas brasileiros como: Nelson Pereira dos Santos; Roberto Farias; Carlos Diegues, Paulo César Saraceni; Oswaldo Caldeira, entre outros. Entre Os filmes que participou destacam-se: Quilombo; Natal da Portela, Amazônian Conection; Woman in Fury; Delta Force Comando; Tiradentes e Navalha na carne.

É Diretor de seis filmes de curtas-metragens, e foi premiado nas duas vezes que participou de concursos de roteiros. Em 1994, no III Concurso Resgate do Cinema Brasileiro, do MINC, com Comportamento Humano, que deu origem ao curta-metragem, premio de melhor diretor no Festival da Diáspora Africana, de Nova Iorque, em 1995; e, em 2007, no Concurso de Roteiros da RIOFILME, com o roteiro A Vênus da Lapa, baseado no conto A Pomba Enamorada, de Lygia Fagundes Telles.

Na função de Roteirista escreveu parceria com Roberto Farias escreveu Poder Paralelo, filme policial que terá a direção do próprio Farias, previsto para 2010.

São aguardadas, para 2011, sua estréia na direção de longa-metragem com A Missa do Pequeno Anjo, produção da Fraiha Produções.

Co-escreveu, em 2006, com Eduardo Gifone, As Grandes Personagens da História do Cinema Brasileiro, livro com as biografias de grandes artistas nacionais com marcantes participações na cinematografia nacional nos anos setenta.

Em Fevereiro de 2009 representou o Brasil em Burkina Faso, África, na Amostra de Cineastas Negros da América Latina, durante o FESPACO.

Participou das três edições do Encontro de Cinema Brasil, África América e Caribe, realizados em novembro de 2007, 2008 e 2009, no Rio de Janeiro, com os filmes A Condição Humana, A Vênus da Lapa e O Documentário Duas Paisagens, respectivamente.

Flávio Leandro ministra Curso de Extensão Universitária de Produção de Cinema e Vídeo, nas principais capitais do país, entre elas a UFMS e UCDB, em Campo Grande\MS; UNEB, Campus Juazeiro; Casa de Cinema da Bahia.

Semestralmente na Vila Olímpica da Mangueira, RJ, ministra o Curso Livre de Produção Cinema e Vídeo.

É professor de Produção Executiva Teatral na Escola das Artes Técnicas Luís Carlos Ripper, na Mangueira; e de Produção e Legislação Teatral na tradicional Escola Técnica de Teatro Martins Pena.